Marketing One To One: relacionamento, fidelização e economia

Uma empresa não vende produtos, serviços ou preços; vende soluções, com experiências, estilo de vida e emoção.

Personalizar é focar no relacionamento, mas não a visão do relacionamento de massa atual. A proposta é relacionamento individual apoiado por uma tecnologia one-to-one multicanal. Portanto, Marketing de Personalização não é Marketing de Massa disfarçado.

É uma estratégia importante do Marketing Direto, que dispõe de tecnologias de personalização para resolver problemas operacionais através do relacionamento individualizado ao cliente; ou seja, uma estratégia de Marketing de Relacionamento, integrada a CRMs e Databases, com suporte da gestão de comunicação, que pode ser B2B e B2C.

Hoje é possível encontrar muitas empresas de comunicação e marketing divulgando suas ferramentas de personalização. Veja bem: FERRAMENTAS DE PERSONALIZAÇÃO. Nossa…é péssima esta visão fragmentada do marketing; mas infelizmente é característica geral das empresas de comunicação e marketing no Brasil.

Primeiramente nenhuma ação de comunicação e marketing deve ser feita mediante execução de apenas uma ferramenta. A atualidade nos mostra há pelo menos uma década que estratégias baseadas em Cross Media dão muito mais resultado; ou seja, integrar várias ações, canais e tecnologias em um único projeto, torna o resultado do investimento positivo e contínuo.

Para entender, o que é o Marketing de Personalização e tirar o véu de ilusão dos olhos de nossos clientes/empresas, para que possam saber escolher seus fornecedores, é importante dizer, o que NÃO É, o Marketing de Personalização:

  • Marketing database sem estratégia;
  • Marketing mailing;
  • Disparo de news letters;
  • Disparo de e-mails marketing;
  • Hot sites;
  • Camisetas, bonés e canequinhas com o nome da empresa;
  • Campanha de marketing de massa disfarçada de personalizada

O que uma estratégia em longo prazo de Cross Media, com Marketing de Personalização, pode oferecer?

  • Detecção de valor agregado do produto/serviço do cliente através de pesquisa inteligente;
  • Pode antecipar as necessidades e desejos do consumidor através de pesquisa moderna e criativa;
  • Valoriza de forma personalizada não somente cada público-alvo da empresa/cliente, mas de cada pessoa/cliente, tratando-o pelo nome;
  • É uma abordagem interativa de Marketing que usa canais de comunicação diversos endereçáveis individualmente;
  • Pode funcionar como canal de comunicação importante para ampliar a ajuda ás pessoas/clientes da empresa;
  • Pode funcionar para estimular venda. Funcionando como apoio aos departamentos de vendas e de novos negócios;
  • Pode funcionar como canal de fidelização de pessoas/clientes, de forma a ajudar vários departamentos da empresa que precisam interagir com eles (ouvidoria, atendimento ao cliente, call center, etc) a conhecê-los melhor;
  • Gera para a empresa/cliente a possibilidade de mensurar não dados somente, mas a gestão de dados com planejamento de ações de comprometimento corporativo. E para isso é preciso contratar uma agência de Gestão de Reputação com tecnologia de marketing de personalização e dados variáveis. Porque será necessário integrar o serviço de atendimento ao cliente, o apoio técnico, propaganda e marketing, comunicação institucional e corporativa, gestão de pessoas, TI e logística;
  • Gera redução de custos de marketing para fidelizar clientes atuais e para conquistar os clientes em potencial; que podem ser selecionados por criação de modelos e análises de perfis;
  • Fornece informações sobre os clientes para as empresas que investem nestas estratégias;

ATENDA BEM ÀS PESSOAS EM FEZ DE ATENDER MAU ÀS MASSAS.

  • Soluções Mobile – desenvolvimento e customização – tecnologia mobile, redes sociais e geolocalização;
    • Cross Media – personalização e impressão web-to-print (sob demanda) como estratégia de Gestão de Comunicação Corporativa e Varejo responsável;
  • Aqui alguns projetos possíveis:
  • Como resultado, este tipo de estratégia de gestão de reputação com marketing de personalização, pode fortalecer a reputação da empresa. Visto que o consumidor passa a confiar e se identificar com a mesma;
  • Ajuda as empresas, que com as informações geradas podem projetar estratégias de benefícios para fidelizar clientes;
  • Impressão de Imagens Personalizadas;
  • Hot Site individualizado;
  • P-URL (url personalizada ou individual) – www.sandratemporthia.com.br;
  • E-mail Marketing individualizado;
  • SMS individualizado;
  • Data Mining – Tratamento de Informações no Banco de Dados com sistema de análises de dados de cada cliente em tempo real que a partir de um projeto integrado de personalização passará a receber informações impressas e digitais relevantes, aumentando o ROI;
  • Tecnologia, conteúdo e estratégia para melhor aplicação de pesquisas de comportamento (Customer Survey, Customer Experience), novo conceito Opt in – captando opt in, relacionamento, engajamento, RFV (Recency, Frequency e Monetary Value) e KPIs (Key Performance Indicator);
  • Marketing 360º. – estratégia e tecnologia para transformar o CRM (Customer Relationship Management) em CMR (Customer Management Relationship) – Marketing de relacionamento baseado nas informações do cliente;
  • PR (Public Relation Automation) e Assessoria de Imprensa automatizada e personalizada;
  • Logística – gerenciamento de entrega;
  • Montagem e manuseio de kits – Com sistema de auditoria em 100% dos componentes (welcome kit e kit promocional);
  • Transpromo – unir dados transacionais com anúncios one-to-one.

VALE LEMBRAR MAIS UMA VEZ, QUE O MARKETING DE PERSONALIZAÇÃO SOZINHO, ATUA APENAS COMO UMA FERRAMENTA, COMO UMA SOLUÇÃO DE PROCESSOS; E NÃO DARÁ O RESULTADO QUE A EMPRESA ESPERA. O CORRETO É TRATÁ-LO COMO UMA AÇÃO ESTRATÉGICA QUE GERA SOLUÇÕES, EXPERIÊNCIAS E REPUTAÇÃO POSITIVA. E PARA ISSO, É PRECISO UMA EQUIPE QUE PENSE ESTRATEGICAMENTE TODAS AS SUAS PONTECIALIDADES, PARA QUE O RESULTADO SEJA SATISFATÓRIO PARA TODOS OS ENVOLVIDOS.

Camila Andrade
Sócia Diretora da Pórthia Comunicação Corporativa

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